SAI – Serviço de Assessoramento ao Irrigante

IMG_4864_1.1

O Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada – INOVAGRI, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, cujo objetivo é desenvolver pesquisa e inovação na agricultura irrigada, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI), com sede na ESALQ/USP, desenvolvem desde 2011, o Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante – SAI no Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú (DIBAU), região norte do estado do Ceará, atendendo a 365 lotes em uma área irrigada de 8.335,0 ha, cultivadas principalmente com frutas tropicais. 

 

O Serviço de Assessoramento ao Irrigante – SAI é um serviço de ATER realizado por uma equipe técnica multidisciplinar, de forma presencial através de calendários de visita, cujo principal objetivo é atender aos agricultores em todos os temas relacionados ao seu processo produtivo de forma rápida e com confiabilidade. O desenvolvimento das atividades do referido projeto deu origem ao Sistema de Assessoramento ao Irrigante – S@i, que complementa um modelo de gestão de áreas irrigadas inovador desenvolvido para atender as necessidades e as demandas do irrigante de forma funcional e eficiente. 

 

O Sistema S@i é uma inovadora ferramenta tecnológica para o manejo da irrigação que visa maximizar a eficiência do uso da água nas áreas irrigadas, permitindo ao usuário (produtores, técnicos de ATER e gerente do distrito de irrigação), mais agilidade no acesso as informações importantes, e consequentemente favorecendo um retorno, rápido e confiável ao agricultor.

 

Esta metodologia utilizada em campo envolve um conjunto completo de atividades como: monitoramento da evapotranspiração de referência diariamente, monitoramento do Kc da cultura implantada na localidade (via sensoriamento remoto/NDVI ou por experimentos locais), determinação da Evapotranspiração da Cultura (Etc), determinação diária do tempo de irrigação para cada cultivo e consequente envio para o agricultor por SMS e E-MAIL, bem como implantação de um WebService onde o agricultor possa encontrar atualizações, informações técnicas, econômicas e outras onde se caracteriza um Sistema de Assessoramento ao Irrigante.

 

Clique AQUI e saiba mais informações do Projeto SAI!

Acesse o vídeo do Sistema S@I AQUI

Clique AQUI e visualize a página do sistema 


Av. Santos Dumont, 3131-A, Sala 802 Torre Comercial Del Paseo, Aldeota, CEP 60150-162, Fortaleza - Ceará - Brasil 55 85 3268.1597
inovagri@inovagri.org.br
Inovagri