EVAPOTRANSPIRAÇÃO E COEFICIENTE DE CULTIVO DA HELICÔNIA GOLDEN TORCH NO VALE DO SÃO FRANCISCO - DOI: 10.7127/rbai.v9n500331

Thomaz da Silva Felisberto, Damiana de Oliveira Silva, João Rodrigues de Souza Filho, Wilian José dos Santos, Magnus Dall'igna Deon, Lígia Borges Marinho

Resumo


A floricultura brasileira vem se consolidando como uma atividade lucrativa, no entanto a falta de informações vem se tornando um fator limitante a produção. O estudo foi conduzido em ambiente semi-protegido no Vale do São Francisco, Juazeiro – BA, com a cultura de Helicônia Gonden Torch, de 30 de novembro de 2013 a 21 de fevereiro de 2014. O objetivo do trabalho foi determinar a evapotranspiração da cultura e o coeficiente de cultivo da Helicônia Golden Torch no Vale do São Francisco. As plantas foram cultivadas em solo textura franco-arenosa, em canteiros, com espaçamento de 0,5 m x 2,0 m, irrigadas por gotejamento, diariamente. A evapotranspiração da cultura foi quantificada por balanço hídrico do solo. Utilizando-se tensiômetros para determinação da umidade atual do solo, determinou-se a drenagem e a variação de armazenamento de água no solo. A helicônia Golden Torch apresentou uma taxa de evapotranspiração média de 2,78 mm d-1, totalizando 231,2 mm no período estudado. Os valores médios dos coeficientes de cultivos encontrados foram de 0,63 na fase inicial, 0,80 na fase vegetativa e de 1,01 na fase de florescimento-colheita.


Palavras-chave


evapotranspiração da cultura, Helicônia ssp, balanço hídrico.

Texto completo:

PDF

Referências


BASSOI, L. H., TEIXEIRA, A. H.de C.;SILVA, J.A.M.; SIVA, E.E.G.; RAMOS, C.M.C.; TARGINO, E. de L.; MAIA, J.L.T.; FERREIRA, M. de N. L. Consumo de água e coeficiente de cultura em bananeira irrigada por microaspersão. Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2001. 4p. (Embrapa Semi Arido Comunicado Técnico, 108).

GOMES, A. R. M. et. al. Estimativa da evapotranspiração e coeficiente de cultivo da Heliconia psittacorum L x H spathocinada (arist) cultivada em ambiente protegido. Revista Ciência Agronômica, v. 37, n. 01, p. 13-18, 2006.

GOMES, A. R. M. et. al. Evapotranspiração e coeficiente de cultivo da Alpinia purpurata. Revista Ciência Agronômica, v. 39, n.4, p. 481 – 486, 2008.

GONDIM, R. S.; GOMES, A. R. M., BEZERRA, F.C., COSTA, C.A.G. PEREIRA, N.S. Estimativa da evapotranspiração e coeficiente de cultivo da Heliconia bihai L., cultivada em ambiente protegido. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental. v. 14, n.1, p. 53 - 58, 2008.

MOSCA, J. L. et al. Helicônia: descrição, colheita e pós-colheita. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2005. 32p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Brasileira de Agricultura Irrigada - RBAI

ISSN: 1982-7679

E-mail: revista@inovagri.org.br