V Winotec

2018 Sobral/Ceará 23 a 25 de Maio

Trabalhos Home

Informação importante:
Aproveite o prazo e envie seu resumo expandido até o dia 23 de março.
Para maiores esclarecimentos, por favor entre em contato conosco pelo e-mail: vwinotec@gmail.com

Atenciosamente,

Comissão Organizadora
V Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação.

INFORMAÇÕES SOBRE ENVIO DE RESUMOS

* Para o envio de artigos o autor deverá fazer sua pré-inscrição, adquirindo o login e a senha para acesso ao sistema online de envio.
* A submissão dos resumos deverá ser online, após efetuar login, clicando na aba TRABALHO;
* Os trabalhos poderão ser de natureza: artigo científico ou artigo técnico;
* As línguas oficiais são Português e Inglês;
* Os resumos enviados a este evento não devem estar sendo submetidos a outro órgão para publicação e nem ter sido anteriormente publicados;
* O resumo deve ser submetido no formato WORD (*.doc ou *.docx);
* Não serão aceitos resumos fora das normas;
* O resumo deve constar de: Título, Autores, Resumo e Palavras-chave, Title, Abstract e Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discusão, Conclusões, Agradecimentos (Opcional) e Referencias Bibliográficas;
* As especificações de todos os autores devem ser inseridas como rodapé: Qualificação profissional, ocupação, local de trabalho e e-mail;
Cada resumo poderá conter no máximo 5 (cinco) autores;
Poderão ser inscritos até 2 resumos por primeiro autor, nao havendo limites para participação como co-autor;
* Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica do V WINOTEC e após avaliação pela Comissão, será enviada para o e-mail cadastrado no ato da inscrição a Carta de Aceite referente ao artigo;
* O RESUMO (de 6 páginas) deve ser depositado no sistema através de upload e deve ser acatada todas as correções sugeridas pela Comissão Científica.
* O apresentador deverá ser autor ou co-autor do artigo. Um apresentador só poderá apresentar, no máximo, 2 resumos;
* Os artigos serão selecionados e apresentados por categorias:

a) Agrucultura Irrigada;
b) Agrometereologia;
c) Disponibilidade e qualidade da água;
d) Energias renováveis na agricultura;
e) Geoprocessamento aplicado ao semiárido;
f) Manejo de bacias;
g) Manejo e conservação de água e solo;
h) Produção animal:
i) Reuso de águas marginais;
j) Técnicas de convivênvia com o semiárido.

IMPORTANTE

* O autor deverá enviar o resumo expandido até o dia 23/03/2018;
* O artigo só será incluído na programação oficial e publicado nos anais do evento após a confirmação do pagamento da inscrição do apresentador do mesmo. A data máxima para o pagamento do apresentador do artigo é: 23/05/2018;
* Os trabalhos de pesquisa submetidos ao evento serão apresentados na modalidade pôster.

VEJA O MODELO DE POSTER AQUI (MODELO_POSTER_V WINOTEC)
(Tamanho poster formato padrão: 90cm x 120cm)

DATAS IMPORTANTES

Submissão de Resumos: Até 23/03/2018
Envio das Cartas de Aceite (Aprovação dos artigos): Até 30/04/2018
Pagamento de Inscrição COM DESCONTO: Até 01/05/2018

Caso a opção escolhida seja depósito identificado ou transferência, os dados bancários são:

Dados para Depósito:
Caixa Econômica Federal
Agência: 0554
Conta Corrente: 00285264-5
Operação: 013
Nome: Manoel Valnir Júnior

OBS: Para essa opção de pagamento (depósito ou transferência) o comprovante deve ser anexado no sistema de inscrição na aba de pagamentos;

CANCELAMENTO
O inscrito deve enviar um e-mail para vwinotec@gmail.com com a solicitação de cancelamento.
O Cancelamento da Inscrição poderá ser realizado em até 45 dias corridos antes do início da realização do evento, mediante retenção de 10% do valor total.

Após este prazo e até 30 dias corridos antes do início da realização do evento, é permitida a substituição do participante desde que solicitada via e-mail vwinotec@gmail.com pelo responsável da inscrição, contendo os dados completos do respectivo substituto. Em caso do não comparecimento ao evento, não será efetuado reembolso.

PRAZOS

– Até 45 dias antes do evento: devolução de 90% do valor pago;
– Até 30 dias antes do evento: devolução de 80% do valor pago;
– Até 15 dias antes do evento: devolução de 50% do valor pago;
– Inferior a 15 dias antes do evento: não haverá devolução de valores pagos.

NORMAS PARA O ENVIO DO ARTIGO COMPLETO

* A composição dos textos, obrigatoriamente, deverá obedecer às seguintes orientações:

– Processador: MS Word 6.0 ou posterior;
– Tamanho do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm);
– Espaço entre linhas: 1,5;
– Tipo de letra: Times New Roman, fonte 12;
– Parágrafo: 1,0 cm;
– Margens: superior e esquerda = 3,0 cm; inferior e direita = 2,0 cm;
– Os resumos poderão ser de natureza artigo científico ou artigo técnico.

a) Artigo Científico: refere-se a relato de pesquisa original

Veja modelo de resumo AQUI (MODELO_DE_RESUMO_ART_CIENTIFICO)

1. Texto deverá contemplar os itens, sempre destacados em letras maiúsculas, em negrito, sem parágrafo e sem numeração, deixando 2 espaços (2 vezes ENTER) após o item anterior e 1 espaço (1 vez ENTER) para iniciar o texto.

* O resumo expandido deve ser depositado no sistema através de upload e deve ser acatada todas as correções sugeridas pela Comissão Científica.

TÍTULO

Deve ser centralizado. Deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho. Um número-índice sobrescrito ( 1), como chamada de rodapé, poderá seguir-se ao título para possível explicação em se tratando extraído de dissertação ou tese, ou para indicar o órgão financiador da pesquisa. O título deve ser em letras maiúsculas e contendo até 15 palavras.

AUTORES

O nome dos autores deve aparecer a um espaço abaixo do título (1 vez ENTER), centralizados e com os respectivos números-índice que, em nota de rodapé, irão identificar os autores da seguinte maneira:

Para o autor inscrito: qualificação profissional, ocupação, local de trabalho e endereço, conforme segue: 2Pesquisador, Embrapa Semiárido, Caixa Postal 01, CEP 90000-000, Petrolina, PE. Fone (99) 9999-9999. e-mail: fulanodetal@cpamn.embrapa.br.

Para os demais autores: qualificação profissional, ocupação e local de trabalho, conforme segue: 3Prof. Doutor, Depto de Engenharia Agrícola, UFCG, Campina Grande, PB.

RESUMO

O texto deve iniciar-se na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e as conclusões, contendo no máximo 14 linhas. Uma versão completa do RESUMO, para o inglês, deverá apresentar a seguinte disposição: TITLE, ABSTRACT e KEYWORDS. As PALAVRAS-CHAVE devem ser no máximo em três, devendo não repetir palavras do título, escritas em letras minúsculas.

O RESUMO em INGLÊS deve apresentar os mesmos itens do resumo em PORTUGUÊS, com uma versão completa do RESUMO em PORTUGUÊS com a seguinte disposição: TÍTULO, RESUMO E PALAVRAS-CHAVE.

INTRODUÇÃO

Devem ser evitadas divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho, utilizando no máximo 40 linhas. O último parágrafo da introdução deverá trazer os objetivos do trabalho, de forma clara e sucinta.

MATERIAL E MÉTODOS

Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.

Todas as equações que fizerem parte do texto deverão ser alinhadas com o parágrafo e numeradas, como segue:

y = ax + b (1)
Em que:
y – velocidade, m s-1;
a – coeficiente angular…

Faz-se necessário explicitar os procedimentos estatísticos utilizados, descrevendo o modelo estatístico e o teste de comparação de médias, quando for o caso. Tratamentos quantitativos deverão obedecer a procedimentos adequados para tal situação (regressão, por exemplo).

No texto, os nomes científicos devem estar em itálico. Siglas e abreviaturas, quando usadas pela primeira vez, devem ser precedidas do seu significado por extenso, como no exemplo: Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação (WINOTEC). Números até dez, devem ser escritos por extenso, a menos que sejam seguidos de alguma unidade de medida ou indiquem figuras ou tabelas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As ilustrações e os gráficos devem ser apresentados com larguras de 8 cm ou 16 cm. As tabelas, com fonte Times New Roman, espaço simples e fonte 9, citados na posição em que serão inseridas no texto (exemplo: Inserir Tabela 1) ou colocados no final do artigo, em branco e preto, com numeração sucessiva em algarismos arábicos. Evitar tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando-se dados médios. Adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e auto-explicativas.

Na discussão, confrontar os dados obtidos com os apresentados em literatura especializada. Não é recomendado repetir no texto dados que constem das tabelas.

As figuras e tabelas devem ser citadas no texto. Recomenda-se a inserção de figuras no formato JPG. Figuras coloridas serão permitidas. Entretanto, gráficos devem ser acompanhados de padrões de símbolos, retículas ou hachuras que permitam a adequada identificação se impressas em preto e branco.

As legendas devem ser posicionadas abaixo das figuras e os títulos de tabelas devem estar acima delas, ambas seguindo o padrão de 0,5cm de deslocamento. Abreviaturas nas figuras devem ser citadas nas legendas e fazer parte da própria figura. Se a figura é composta de várias outras menores, utilize letras no canto superior direito de cada uma delas para distingui-las, indicando-as na legenda pelas respectivas letras.

CONCLUSÕES

Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subseqüente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.

AGRADECIMENTOS

Inserí-los, se for o caso, de maneira sucinta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Devem incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas, gráficos ou ilustrações, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. As referências no texto devem também ser seguidas da data: Souza & Silva (1999), ou ainda (Souza & Silva, 1999); existindo outras referências do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano (outras publicações) isso será identificado com letras minúsculas (a, b, c) após o ano da publicação: Souza & Silva (1999a). Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de et al., mas na listagem bibliográfica final os demais nomes também deverão aparecer. Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim indicado: Silva (1999) citado por Pessoa (2002).

Seguem-se abaixo alguns exemplos:

Revistas/Periódicos:

ANDRADE JÚNIOR, A.S.; RODRIGUES, B.H.N.; ATHAYDE SOBRINHO, C. Produtividade e qualidade de frutos de melancia em função de diferentes níveis de irrigação. Horticultura Brasileira, Brasília, v.15, n.1, p.43-46, 1997.

VIEIRA, Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n° 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 nov. 1998.

Livros:

BERNARDO, S. Manual de Irrigação. 6.ed. Viçosa: UFV, Imprensa Universitária, 2002. 656p.

Capítulos de livros ou obras semelhantes:

FERREIRA, P.A.; MARTINEZ, M.A. Movimento e modelagem de sais no solo. In: GHEYI, H.R.; QUEIROZ, J.E.; MEDEIROS, J.F. de (Ed.). Manejo e controle da salinidade na agricultura irrigada. Campina Grande: UFPB, 1997. p. 171-206.

Anais de Congressos, Simpósios, Encontros Científicos ou Técnicos:

COELHO, E.F.; SANTOS, M.R.; COELHO FILHO, M.A. Distribuição de raízes do mamoeiro sob três freqüências de irrigação por gotejamento. In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 13, Juazeiro. Anais… Viçosa: ABID, 2003. (CD-ROM).

SILVA, R.N., OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos… Recife: UFPe, 1996. Disponível em: http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm. Acesso em 21 jan. 1997.

Monografias, Dissertações, Teses:

SOUSA, V.F. de. Freqüência de aplicação de N e K via irrigação por gotejamento no meloeiro (Cucumis melo L.), cv. Eldorado 300 em solo de textura arenosa. Botucatu, 1993. 131p. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, UNESP.

Órgãos Públicos, Instituições, Associações:

EMBRAPA. Critérios para distinção de classes de solos e de fases de unidades de mapeamento. Normas em uso pelo SNLCS. Rio de Janeiro: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1988. 67p. (Documentos, 11).

EMBRAPA. Recomendações de adubação e calagem para o Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Passo Fundo: Comissão de Fertilidade do Solo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Regional Sul, 1989. 128p.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Levantamento de reconhecimento de solos do Estado do Rio Grande do Sul. Recife: Departamento Nacional de Pesquisa Agropecuária, Divisão de Pesquisa Pedológica, 1973. 431p. (Boletim Técnico, 30).

b) Artigo Técnico

Veja modelo de resumo AQUI. (MODELO-DE-RESUMO_ART_TEC)

O artigo técnico deve ser redigido em linguagem técnica, de fácil compreensão, por autor(es) que demonstre(m) elevada experiência sobre o assunto tratado. Somente justifica-se apresentação de artigos que tragam contribuição sobre o assunto e não simplesmente casos pessoais ou de interesse restrito.

As palavras ARTIGO TÉCNICO devem aparecer no cabeçalho da primeira página, em letras maiúsculas, sublinhadas, negritadas e centralizadas.

Com maior liberdade de estilo do que em artigos científicos , os artigos técnicos devem conter os seguintes itens: Título, Autor(es), Resumo, Palavras-Chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Descrição do assunto, Conclusões e Referências Bibliográficas. Para redação desses itens devem ser seguidas as mesmas orientações para composição gráfica de artigos científicos, com as seguintes particularidades:

-Cabeçalho: as palavras ARTIGO TÉCNICO devem aparecer no cabeçalho da primeira página, em letras maiúsculas, sublinhadas, negritadas e centralizadas;

-Introdução: deve conter um breve histórico, esclarecendo a importância, o estágio atual do assunto apoiando-se em revisão bibliográfica e deixar claro o objetivo do artigo;

-Descrição do Assunto: com diferentes títulos que podem ser divididos em subitens, deve-se discorrer sobre o assunto, apontando-se as bases teóricas, trazendo experiências e recomendações, discutindo e criticando situações, baseando-se ao máximo em bibliografia e normas técnicas sobre o assunto;

-Conclusões: somente justificam-se artigos que tenham conclusões claras e concisas, coerentes com o (s) objetivo(s) estabelecido(s). Não devem ser uma simples reapresentação de outros parágrafos do artigo.

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Sobral

Av. Dr. Guarany, 317, Derby Clube

CEP: 62042-030, Sobral, Ceará.

Faça uma ligação:

Telefone: (88) 3112-8137

Envie uma mensagem:

vwinotec@gmail.com

Facebook Twitter Twitter