Comissão

COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONIRD E INOVAGRI MEETING

Presidente do INOVAGRI MEETING e CONIRD

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1979) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1986). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. É o Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) que tem sede na ESALQ/USP e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq denominado de: Meteorologia, Normalização e Qualidade em Irrigação e Drenagem. Coordena o Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante – SAI, projeto executado no Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú-CE. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da irrigação, hidráulica de sistemas de irrigação, otimização do uso da água, evapotranspiração, fertirrigação e simulação.

 

Comissão Científica

Doutor em Ciências – Área de Concentração em Irrigação e Drenagem pela ESALQ/USP (2009) com estágio “sanduíche” em Córdoba – Espanha, no Instituto de Agricultura Sostenible (IAS/CSIC). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade da Califórnia-Davis, de 2012 a 2013 desenvolvendo pesquisa voltada para modelos de serviços de assessoramento ao irrigante e agroclimatologia. Foi professor do Instituto CENTEC de agosto de 2001 a fevereiro de 2011. Em janeiro de 2007 foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada – INOVAGRI. Participa da equipe executora de diversos projetos e dentre eles pode-se destacar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI), onde assessora nas atividades deste INCT que tem sede na ESALQ/USP. Em 2012, coordenou os Cursos de Manejo da Irrigação e Avaliação de Sistemas de Irrigação realizados pela Agência Nacional de Águas ANA, em 18 polos de agricultura irrigada do Brasil. Atualmente coordena regionalmente o Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante – SAI, projeto executado no Distrito de Irrigação do Baixo Acarau-CE.Atualmente exerce o cargo de Secretário Executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Estado do Ceará, planejando e desenvolvendo ações, planos, projetos e parcerias que visem à geração de oportunidades de investimentos e ao desenvolvimento do setor do agronegócio cearense. Foi membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE/Ceará de janeiro de 2017 a agosto de 2018. Atualmente representa a ADECE como membro titular no Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? FUNCAP e no Conselho de Recursos Hídricos do Ceará - CONERH. Representa a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC na Comissão Nacional da Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA.

Cursou Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM, mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará - UFC e doutorado em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Foi professor no Curso de Recursos Hídricos e Irrigação da Faculdade de Tecnologia Centec - Sobral, pertencente ao Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, tendo sido Coordenador deste, no período de 2001 a 2003. De fevereiro de 2006 a abril de 2008 exerceu o cargo de Diretor da referida Faculdade, além de ter ensinado e coordenado o Curso de Especialização Latu Senso em Fruticultura Irrigada. Presidiu o I, II, III e IV Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação ? WINOTEC, nos anos seqüenciais de 2007, 2008 e alternados 2010 e 2012. Tem participação efetiva na elaboração e implantação do projeto do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação - LEEI, acreditado pelo INMETRO e oriundo de recursos da FINEP, PROEP e CNPq, ocupando neste, a função de Gerente da Qualidade. É professor do Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará ? IFCE, Campus Sobral e membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação ? INCT/CNPq. Atualmente é Editor chefe da Revista Brasileira de Agricultura irrigada- RBAI. Enquanto professor tem dado ênfase a hidráulica, os sistemas de irrigação, ao manejo eficiente da água e ao desenvolvimento de tecnologias voltadas a melhorias destes.

Professor Adjunto, nível 1, do Departamento de Engenharia Agrícola - DENA do Centro de Ciências Agrárias - CCA da Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola - PPGEA/DENA/CCA/UFC na área de Manejo de Bacias Hidrográficas. Doutor em Engenharia Agrícola (Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas no Semiárido) pela UFC, com período sanduíche no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos, São Paulo (2013). Mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2008). Possui graduação em Recursos Hídricos / Irrigação pela Faculdade de Tecnologia CENTEC - Instituto Centro de Ensino Tecnológico, Unidade de Sobral, Ceará (2006). Desenvolve pesquisas voltadas para o semiárido, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade das águas, sensoriamento remoto, hidrologia de regiões semiáridas e sustentabilidade de sistemas agrícolas.Tem experiência na área de engenharia agrícola, com ênfase em sensoriamento remoto, atuando principalmente no desenvolvimento de novas aplicações dessa tecnologia ao estudo e manejo de bacias hidrográficas.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Engenharia Agrícola e de Biosistemas – University of California – Davis (2000). Atualmente é professor associado i da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Geoprocessamento, Agricultura de Precisão, Manejo de Irrigação e Otimização.

Graduado em Agronomia pela UFC (1982), Mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela UFC (1988) e Doutor em Irrigação e Drenagem pela Esalq/USP (1994). Atualmente é Professor Titular da UFC. Linhas de trabalho: Irrigação por Superfície, Drenagem Agrícola e Racionalização de Água em Perímetros Irrigados por Superfície. Participou da Coordenação de Contratos de ATER entre o Cetrede e o Dnocs para os Perímetros Irrigados Públicos Federais.

Possui graduação em Recursos Hídricos/Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC (2006) e Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2011) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016) ambos com área de concentração em Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação do solo e água (Hidrosedimentologia); Hidroponia; Sistema de Informação Geográfica. Professor substituto da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no setor de Engenharia Agrícola com as disciplinas de Topografia bãsica, Desenho técnico e Construções e eletrificação rural. Atualmente atua como Técnico no Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação - LEEI do IFCE - Campus Sobral e como Professor de Mecânica dos Solos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Luciano Feijão (Sobral - CE).

Possui formação de Técnico em Contabilidade pelo Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco (1995), Técnico em Recursos Hídricos e Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC Unidade Sobral (2001), Graduado em Tecnologia de Recursos Hídricos e Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC Unidade Sobral (2002), Mestre em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2003), Doutor em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012), Pós-doutoramento em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2015), Pós-doutoramento em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2017). Atuou como docente nas Faculdades de Tecnologia Centec - FATECs pertencentes ao Instituto CENTEC de março de 2012 a junho de 2016 da seguinte forma: na FATEC Cariri (2004 a 2005) no Curso Superior de Tecnologia em Recursos Hídricos e Irrigação, no Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental e no Curso Técnico em Fruticultura; na FATEC Limoeiro do Norte (2007 e 2009) no Curso de Especialização Lato Sensu em Fruticultura Irrigada e no Curso de Hidrometria; na FATEC Sobral (2006 a 2009) no Curso de Especialização Lato Sensu em Fruticultura Irrigada onde também foi Coordenador Adjunto do referido curso, no Curso Superior de Tecnologia em Recursos Hídricos e Irrigação e no Curso de Hidrometria, também exerceu nesta faculdade o cargo de Coordenador de Extensão Tecnológica (2006 a 2008); na FATEC Cariri (2010 a 2015) no Curso Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, onde também ocupou o cargo de Coordenador do referido curso no período de 2013 e 2014, no Curso de Especialização Lato Sensu em Agricultura Irrigada e Meio Ambiente, onde também exerceu o cargo de Coordenador no período de 2012 a 2014; Na FATEC Sertão Central (2016) no Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio e no Curso Superior de Tecnologia de Alimentos. Atuou como docente no IF Baiano Campus de Xique-Xique de 2017 a 2018, onde também ocupou o cargo de Coordenador do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária. Participou da Comissão Organizadora do I, II, III, IV e V Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação WINOTEC, nos anos de 2007, 2008, 2010, 2012 e 2018, respectivamente, e do I Inovagri International Meeting em 2012, do CRHIAM & Inovagri International Meeting em 2016 e do IV Inovagri International Meeting em 2017 como Coordenador Científico do referido evento. É revisor de vários periódicos nacionais e internacionais. Foi Editor de Seção da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada no período de 2009 a 2015, foi Editor Chefe da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada no período de 2016 a 2019. Foi revisor de artigos científicos no 62º Congresso Nacional de Botânica (2011), no II International Inovagri Meeting (2014), no III International Inovagri Meeting (2015), no IV International Inovagri Meeting (2017), no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (2015) e no Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (2015), V WINOTEC (2018), II SBHSF (2018), entre outros. Atualmente é Professor EBTT do IF Baiano Campus Serrinha onde ocupa também o Cargo de Diretor Acadêmico e Diretor Geral Substituto do referido Campus, é editor de seção da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada (RBAI), professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PRORH) da Universidade Federal de Sergipe - UFS.

 

 

Comissão Técnica

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (1997). Tem experiência em Gestão de Projetos de Inovação Tecnológica com ênfase em soluções de base técnico-científica. É coautor do software patenteado: Sistema de Assessoramento ao Irrigante - s@i. Fundou e é sócio administrador da empresa Genova Consultoria e Projetos. Consultor em organização empresarial, processos industriais, análise de projetos e planos de negócios. Possui experiência no desenvolvimento de softwares, hardwares, máquinas. Atuou em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de: tecnologia da informação e comunicação, agricultura irrigada e plásticos. Coautor de artigos e capítulo de livro na área de engenharia da irrigação.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (1993), MsC em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará (1999), Professor Substituto do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará entre os anos de 1996 e 1998; Professor Substututo da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, entre os anos de 2003 e 2006; Sócio-Diretor da AGROSOLUTIONS TECNOLOGIAS AGRÌCOLAS LTDA; Diretor de Inovação do instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada - INOVAGRI; Coordenador dos Trabalhos oriundos da CONCORRÊNCIA Nº 03/ANA/2013 - OBJETO: contratação de empresa especializada em serviços educacionais, para atender às necessidades de capacitação para o setor de Agricultura Irrigada, com vistas à conservação e uso racional da água; Atuação em Assistência Técnica em Áreas Irrigadas no Distrito de Irrigação Baixo Acaraú; Participei da concepção e desenvolvimento do Sistema de Assessoramento ao Irrigante - S@I Atuação no SERVIÇO DE ASSESSORAMENTO AO IRRIGANTE junto ao Distrito de irrigação Baixo Acaraú, 2011; Projetos na área de Controles Computacionais para a Otimização da Irrigação, objetivando o controle da irrigação com as seguintes atividades: 1) Desenvolver o Módulo S@I-SCADA (Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados) para monitorar e supervisionar as variáveis e os dispositivos de sistemas de controle conectados aos sistemas de irrigação e a estações meteorológicas. Entre as variáveis de maior relevância podemos destacar a quantidade água utilizada por dia, a verificação do volume de fertilizantes e água do sistema de irrigação e o estádio da cultura. Entre os dispositivos destacamos o monitoramento da estação meteorológica e a integração do S@I-Irrigação com os Timers (CLP) utilizados para acionar a estação de bombeamento; 2) Desenvolver o Módulo S@I-Fertirrigação para realizar cálculos e quantificar concentrações e doses de fertilizantes nos sistemas de irrigação.

Possui graduação em IRRIGAÇÃO E DRENAGEM pela FACULDADE DE TECNOLOGIA- CENTEC (2011). Especialização em Agricultura Irrigada e Meio Ambiente - CEAMA da FATEC-CARIRI (2015). Atualmente faz parte da equipe do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada - INOVAGRI, onde atua auxiliando nas pesquisas de desenvolvimentos técnico-científicos agrícolas, agropecuária e inovação da agricultura irrigada.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (1993). É pós graduado em Comércio Exterior (1999) pela Unifor-Universidade de Fortaleza, possuindo também MBA Executivo em Finanças (2002) pelo Coppead-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou profissionalmente suas atividades em 1988, sempre trabalhando em grandes empresas privadas, tendo sido: Bicbanco S/A, Volkswagen Serviços S/A e Banco Safra S/A. Em 2012 constituiu e continua como sócio da empresa Engecrop Consultoria Projetos e Serviços Ltda. É consultor nas áreas financeiras, gestão empresarial, RH, desenvolvimento e inovação, processos e plano de negócios, estando o mesmo credenciado junto ao Sebrae/CE para realizar atividades de consultoria e instrutoria. Atua ainda como professor não servidor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, ministrando a disciplina de Liderança e Autodesenvolvimento, desde fevereiro de 2017.



COMISSÃO ORGANIZADORA DO I SLAS

Fortaleza, Ceará

‎+55 85 99920-7566
inovagri@inovagri.org.br
evento@inovagri.org.br
CONTATO

Cursos Populares

Aguarde o lançamento da plataforma educacional online.

Inovagri International Meeting 2019

O EVENTO LOCAL PROGRAMAÇÃO PALESTRANTES CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES ARTIGOS COMISSÃO

Inscrição no evento

Clique no link abaixo e faça a sua inscrição no Inovagri International Meeting 2019:
INSCREVA-SE AQUI

Faça o login abaixo:
LOGIN

© INOVAGRI - Todos os direitos reservados.