Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA BRASILEIRA DE AGRICULTURA IRRIGADA - RBAI?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. POLÍTICA EDITORIAL

 A Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, publicada pelo Instituto de Pesquisa e Inovação em Agricultura Irrigada, apresenta publicação continua e destina-se à publicação de artigos científicos, artigos técnicos e notas científicas inerentes às áreas de Engenharia Agrícola e Engenharia de Água e Solo, de qualidade original e não publicados ou submetidos a outro periódico. Os artigos poderão ser submetidos em Português, Inglês ou Espanhol, no entanto, todos os artigos serão publicados em Inglês e após aceitos para publicação, devem ser acompanhados de um certificado de prova de tradução ou correção. Os custos de tradução para o Inglês serão custeados pelos autores junto aos prestadores credenciados. O certificado ou declaração deverá ser anexada em Documento Suplementar. Abaixo segue algumas empresas que os autores podem optar:

Editage

Elsevier

http://www.proof-reading-service.com

http://www.academic-editing-services.com

 

Os artigos submetidos à RBAI serão enviados a três revisores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisas nacionais e estrangeiras. O artigo será aceito se tiver 2 (dois) ou mais pareceres favoráveis e será rejeitado se tiver 2(dois) ou mais pareceres desfavoráveis. A publicação dos artigos, porém, dependerá das devidas correções e/ou possíveis sugestões, bem como, da observância das Normas Editoriais e dos pareceres do Corpo Editorial e da Comissão ad hoc. Todos os pareceres têm caráter sigiloso e imparcial, e tanto os autores quanto os membros do Corpo Editorial e/ou da Comissão ad hoc não obtêm informações identificadoras entre si. A administração da revista tomará o cuidado para que os revisores de cada artigo sejam, obrigatoriamente, de instituições distintas daquela de origem dos autores.

 

No ato de submissão os autores devem preencher o que se pede nos passos de submissão contidos no Sistema Eletrônico da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada – RBAI e ficar atento ao anexar o artigo a ser avaliado dentro das normas da revista como documento original, e como documentos suplemetares e a declaração de responsabilidade de direitos autorais.

 

 2. TAXA DE PUBLICAÇÃO

A RBAI cobra taxas não reembolsáveis de publicação (R$ 100,00 - cem reais).

Pagamento via transferência ou depósito bancário para a conta abaixo:

(001) Banco do Brasil

 Ag: 2917-3

Conta: 107580-2

Instituto INOVAGRI

Pix: 08.624.021/0001-90

 

2.1. Política de Isenção da Taxa

Para membros associados do INOVAGRI que estiver em dia com o pagamento da anuidade, serão isentos de todas as taxas. Antes de submeter artigo é preciso que entre em contato através do email: revista@inovagri.org.br, solicitando uma declaração de que é membro associado e que suas anuidades encontram-se em dias. É necessário o envio deste documento no ato da submissão, em documentos suplementares, juntamente com a declaração de autoria do artigo.


3. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÕES DE ARTIGOS:

3.1. Os artigos deverão ser submetidos online, através deste site. http://inovagri.org.br/revista/index.php/rbai

3.2. O autor que fizer a submissão do trabalho, deverá obrigatoriamente cadastrar todos os autores no sistema, informando seus endereços, instituições, etc.

3.3. No ato da submissão, o autor correspondente se obriga a enviar a declaração de responsabilidade de direitos autorais, informando que o manuscrito é um trabalho original e não está sendo submetido a outro periódico, conforme declaração disponível abaixo.

MODELO DE DECLARAÇÃO DE AUTORIA, RESPONSABILIDADE E CONFLITO DE INTERESSE

Declaramos, para fins de submissão à revista “REVISTA BRASILEIRA DE AGRICULTURA IRRIGADA - RBAI, que o artigo intitulado (inserir título) não tem qualquer conflito de interesse com o tema abordado no artigo e asseguro que o mesmo é original e não foi submetido para publicação em outro periódico nacional ou internacional na seção de estudo em que o mesmo se enquadra. Declaro ainda ao Editor Chefe da RBAI que todos os autores participaram da concepção, análise de resultados e contribuíram efetivamente na realização do mesmo, concordando com a submissão quanto ao seu conteúdo e ordem de autoria.

Cidade, dia de mês de ano.

 

Ordem

Nome

Instituição

Assinatura

Primeiro

 

 

 

Segundo

 

 

 

Terceiro

 

 

 

quarto

 

 

 

Quinto

 

 

 

Sexto

 

 

 

Sétimo

 

 

 

 

Os autores concordam que, em caso de aceitação do artigo, os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da REVISTA BRASILEIRA DE AGRICULTURA IRRIGADA - RBAI, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à REVISTA BRASILEIRA DE AGRICULTURA IRRIGADA, editada pelo Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada - INOVAGRI.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Se as normas da revista não forem seguidas rigorosamente, seu trabalho não irá tramitar, ou seja, o mesmo será ARQUIVADO!

3.4. Na primeira versão do artigo submetido, os nomes dos autores e a nota de rodapé deverão ser omitidos. Somente, na versão final o artigo deve conter o nome de todos os autores com identificação em nota de rodapé, inclusive a do título.

3.5. Antes de submeter um trabalho, recomenda-se a observação da declaração do COPE sobre ética e boas práticas para organização e escrita do trabalho. Para tanto, favor consultar o site http://publicationethics.org/. Esta revista observa e não aceita a publicação de dados fabricados, dados falsificados ou falsos, plágio e conflitos de autoria ou interesse.

3.6. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo.

 

4. FORMATAÇÃO DO ARTIGO

4.1. Digitação: O artigo deve ter no máximo 25 páginas, em papel A4, digitado em espaço duplo, fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12, recuo do parágrafo por 1,0 cm. Todas as margens deverão ter 2,5 cm. As páginas e as linhas deverão ser numeradas; a numeração das linhas deverá ser continua, isto é, dando continuidade de uma página para outra. Os números de páginas devem ser colocados na margem superior, à direita. O processador de texto deverá ser Microsoft Word 2010 ou versão mais atual. Não deverão existir no texto palavras em negrito nem em itálico, exceto para o título, itens e subitens, que deverão ser em negrito, e os nomes científicos de espécies vegetais e animais, que deverão ser em itálico.

Em equações, tabelas e figuras não deverão existir itálico nem negrito. As equações deverão ser escritas no aplicativo MS Equation. Evitar parágrafos muito longos devendo, preferencialmente, ter no máximo 60 palavras. Todos os itens em letras maiúsculas, em negrito e centralizados, exceto Palavras-chave e Keywords, que deverão ser alinhados à esquerda e apenas a primeira letra maiúscula. Os subitens deverão ser alinhados à esquerda, em negrito e somente a primeira letra maiúscula. As grandezas devem ser expressas no SI (Sistema Internacional) e a terminologia científica deve seguir as convenções internacionais de cada área em questão.

 4.2. Estrutura: O trabalho deverá ser organizado na seguinte ordem: título, nome do(s) autor(es), resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract, key words, introdução, material e métodos, resultados e discussões, conclusões, agradecimento (opcional) e referências.

4.3. Título: Deve ser claro, conciso e completo, indicando o conteúdo do trabalho, com no máximo 15 palavras. Caso o artigo seja em português, deverá ser apresentada a versão do título para o idioma inglês (tradução fiel dos termos). Caso o artigo seja escrito em inglês ou espanhol a versão do título deverá ser em português. Deve estar centralizado, em negrito e escrito em caixa alta (todas as letras maiúsculas). A chamada de rodapé numérica, extraída do título, deve constar informações sobre a natureza do trabalho.

4.4. Autores: Na primeira versão do artigo submetido, os nomes dos autores, bem como, a nota de rodapé, deverão ser omitidos. Somente na versão final, o artigo deverá conter o nome de todos os autores, com a identificação e as devidas especificações em nota de rodapé (indicar para cada autor a afiliação completa: departamento, instituição, cidade, país, endereço completo e e-mail). Os nomes completos (sem abreviaturas), somente com a primeira letra maiúscula, um após o outro, separados por vírgula e centralizados. Só serão aceitos artigos, com no máximo sete autores.

 4.5. Resumo e Abstract: Não deve ultrapassar a 250 (duzentos e cinquenta) palavras e no máximo com 15 linhas, não possuir parágrafos e não ter abreviaturas;

4.6. Palavras-chave e Keywords: Devem vir após o resumo e abstract. Os termos usados não devem constar no título. Deve conter entre 3 (três) e 5 (cinco) termos para indexação. Cada palavra-chave e keyword deve ser escrita em letra minúscula e separada por vírgula.

4.7. Introdução: Deve expor de forma clara, compacta e objetiva o problema investigado ou as hipóteses do trabalho; deve conter citações atuais que apresentem relação com o assunto abordado na pesquisa; não deve conter mais de 600 palavras e no máximo 1 (uma) página. Não devem existir, na Introdução, equações, tabelas, figuras nem texto teórico básico sobre determinado assunto, mas sim, referente a resultados de pesquisa. O último parágrafo deve apresentar o objetivo da pesquisa.

4.8. Material e métodos: Deve ser organizado, preferencialmente, em ordem cronológica, apresentar a descrição do local e período de realização da pesquisa. As informações devem ser suficientes para que outros pesquisadores possam repetir o experimento.

4.9. Resultados e discussão: Deve conter a interpretação do trabalho de forma consistente. Pode conter tabelas e figuras, que deverão ser discutidas.

4.10. Conclusões: Devem ser apresentadas de forma sucinta, sem comentários adicionais. Não deve ser uma repetição dos resultados e não devem possuir abreviaturas. Devem apresentar as novas descobertas da pesquisa e responder aos objetivos expressos no trabalho.

4.11. Agradecimentos (facultativo): Ao fim do texto e, antes das Referências Bibliográficas, poderão vir os agradecimentos a pessoas ou instituições. O estilo, também aqui, deve ser sóbrio e claro, indicando as razões pelas quais se fazem os agradecimentos.

4.12. Referências bibliográficas: as citações deverão seguir os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Citação no texto, usar o sobrenome e ano: Vieira (2012) ou (VIEIRA, 2012); para dois autores Keller e Karmelli (1974) ou (KELLER; KARMELLI, 1974); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. Vieira et al. (2011) ou (VIEIRA et al., 2011). Em determinada contextualização, citação de mais de uma referência bibliográfica deve, primeiro, atender a ordem cronológica e, depois, a ordem alfabética dos autores; já em citação de mais de uma referência bibliográfica dos mesmos autores, não se deve repetir seu nome; entretanto, os anos de publicação devem ser separados por vírgula. Deverão ser organizadas em ordem alfabética, justificado. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local de publicação. O artigo submetido deve ter no mínimo 70% de citações de periódicos, sendo pelo menos 40% dos últimos oito anos. Não serão aceitas citações bibliográficas do tipo apud ou citado por, ou seja, as citações deverão ser apenas das referências originais. Citações de artigos no prelo, comunicação pessoal, folder, apostila, monografia, trabalho de conclusão de curso de graduação e relatório técnico, não são aceitas na elaboração dos artigos. Os trabalhos em congressos deverão ser evitados e somente serão aceitos quando inexistirem publicações em periódicos sobre o tema em questão. O artigo deverá ter no mínimo 16 e no máximo 32 referências bibliográficas.

Exemplos:

Livro

NEWMANN, A. L.; SNAPP, R. R. Beef catlle. 7. ed. New York: John Willey, 1977. 883 p.

Capítulo de livro

MALAVOLTA, E.; DANTAS, J. P. Nutrição e adubação do milho. In: PATERNIANI, E.; VIEGAS, G. P. Melhoramento e produção do milho. 2. ed. Campinas: Fundação Cargil, 1987. cap. 13, p. 539-593.

Tese/dissertação

SILVA, M. N. da. População de plantas e adubação de nitrogenada em algodoeiro herbáceo irrigado. 2001. 52f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Artigo de revista

Goes, G. F.; Guilherme, J. M. S.; Sales, J. R. S.; Sousa, G. G. Ambiência agrícola e estresse salino em mudas de quiabo. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, v.13, nº.5, p. 3646 - 3655, 2019.

Resumo de trabalho de congresso

SOUZA, F. X.; MEDEIROS FILHO, S.; FREITAS, J. B. S. Germinação de sementes de cajazeira (Spondias mombin L.) com pré-embebição em água e hipoclorito de sódio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 11., 1999, Foz do Iguaçu. Resumos... Foz do Iguaçu: ABRATES, 1999. p. 158

Trabalho publicado em anais de congresso

SILVA, L. L.; CARVALHO, C. M.; FEITOSA, H. O.; SOUZA, R. P. F.; FEITOSA, S. O.; ALCÂNTARA, P. F. Qualidade do efluente tratado para uso da agricultura irrigada. In: INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 3., Fortaleza. Anais... Fortaleza: INOVAGRI, 2015. p. 3877-3887. http://dx.doi.org/10.12702/iii.inovagri.2015-a415.

Trabalho de congresso pela Internet

SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

Trabalho de congresso em CD

GUNCHO, M. R. A educação à distância e a biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Tec Treina. 1 CD.

 

TABELAS: serão denominadas de Tabela (em negrito), numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na parte superior. Não usar linhas verticais. As linhas horizontais (cor preta e estilo da borda 1,0 pt) devem ser usadas para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma no final da tabela. Cada dado deve ocupar uma célula distinta. Recomenda-se que as tabelas apresentem 8,2 cm ou 17 cm de largura. Informações no rodapé deve apresentar tamanho 10 e fonte Times New Roman.

FIGURAS: gráficos, fotografias ou desenhos levarão a denominação geral de Figura (em negrito) sucedida de numeração arábica crescente e legenda na parte inferior. Para a preparação dos gráficos deve-se utilizar “softwares” compatíveis com “Microsoft Windows” (“Excel”, “Power Point”, etc.). Deverão ser apresentadas em preto e branco ou coloridas, nítidas e com contraste, inseridas no texto após a citação das mesmas e também em um arquivo à parte, salvas em extensão “TIFF” ou “JPEG” com resolução mínima de 300 dpi. As figuras deverão ser elaboradas com letra Times New Roman, tamanho 10, sem negrito, cor preta e estilo da borda 1,0 pt; sem caixa de textos e agrupadas. Recomenda-se que as figuras apresentem 8,2 cm de largura ou 17 cm.

Símbolos e fórmulas químicas: Deverão ser feitas em processador que possibilite a formatação para o programa Page Maker (ex: MathType, Equation), sem perda de suas formas originais.

 

5. PRAZO DE CORREÇÃO E TAXA DE PUBLICAÇÃO

Após as correções e possíveis sugestões dos revisores, os autores, terão um prazo de 5 a 15 dias corridos para devolver o artigo dentro das normas e com as devidas sugestões acatadas. Bem como o comprovante de pagamento da taxa de publicação. O artigo só será publicado após recebimento do comprovante da taxa de publicação, que deve ser anexado em documentos suplementares, no ato do envio do artigo completo (versão final).

 

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

a) Leitura de prova

Para trabalho ACEITE, será solicitada ao autor correspondente uma leitura de prova para conferência de possíveis ajustes finais. É muito importante que os autores faça uma revisão detalhada, atentando para todos os detalhes (pontos, vírgulas, acentos, unidades e entre outros).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Revista Brasileira de Agricultura Irrigada - RBAI

ISSN: 1982-7679

E-mail: revista@inovagri.org.br