Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada – INOVAGRI edita desde 2007, no formato eletrônico, a Revista Brasileira de Agricultura Irrigada – RBAI, periódico que tem como missão publicar artigos científicos, artigos técnicos e notas científicas referentes à área de engenharia agrícola.

 

Políticas de Seção

Engenharia de Irrigação e Drenagem

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Manejo da Água na Agricultura

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Meteorologia Agrícola

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Recomenda-se ao autor consultar as normas da revista, evitando que o artigo seja devolvido para reformulação.

Os artigos submetidos à RBAI passarão por uma análise prévia, realizada pelo Editor Chefe. Após essa análise, o artigo é designado para um Editor de Seção, o qual é responsável pelo acompanhamento da avaliação do artigo. O Editor de Seção terá um prazo de 10 dias para cumprir a Tarefa Editorial, que consiste na escolha e designação de 3 (três) avaliadores da área de conhecimento da pesquisa. Os avaliadores terão um prazo de 20 dias para revisar o artigo.

Os avaliadores poderão disponibilizar no sistema, suas considerações ou comentários a cerca do trabalho, caso julguem necessário. Poderão ainda enviar versões dos referidos artigos com sugestões e/ou correções.

O artigo só será aceito se obtiver 2 (dois) ou mais pareceres positivos. E será negado se tiver 2 (dois) ou mais pareceres negativos.

Caso o parecer seja positivo o autor correspondente será notificado pelo Editor de Seção ou Editor Chefe, e terá um prazo de 15 dias para fazer as correções e/ou sugestões dos avaliadores. É direito dos autores não acatar as correções, no entanto, será necessário o envio de uma justificativa que será analisada pelo Comitê Editorial. O não cumprimento do prazo de correção do artigo resultará automaticamente em seu cancelamento.

Caso o artigo seja negado, o autor poderá enviar ao Editor Chefe um pedido de reconsideração. Nesse pedido deve conter uma justificativa que será analisada pelo Editor Chefe e Editor de Seção designado a este artigo. O prazo para envio desse pedido é de 15 dias a contar do envio do parecer. Esse pedido pode ser enviado como documento suplementar.

 

Periodicidade

A RBAI apresenta periodicidade bimestral, sendo editada e publicada pelo Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada – INOVAGRI.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Brasileira de Agricultura Irrigada oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Indexadores

AGORA

AGRIS

AGROBASE/BINAGRI

CAB Abstracts

DOAJ

GOOGLE SCHOLAR METRICS

Latindex

Open Access Articles

Sumários de Revistas Brasileiras  

 

Ética de Publicação e Declaração de Negligência

Antes de submeter um trabalho, recomenda-se a observação da declaração do COPE sobre ética e boas práticas para organização e escrita do trabalho. Para tanto, favor consultar o site http://publicationethics.org/. Esta revista observa e não aceita a publicação de dados fabricados, dados falsificados ou falsos, plágio e conflitos de autoria ou interesse.

A Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, ISSN 1982-7679, dedica-se a cumprir o rigor metodológico dos artigos como uma política editorial rígida no quesito ética. Declara manter os mais altos padrões de investigação científica e comportamento profissional, além disso, possui compromisso com o avanço do conhecimento, respeitando os direitos, o trabalho e as idéias dos autores. A Revista Brasileira de Agricultura Irrigada empenha-se para evitar conflitos de interesse, demonstrando responsabilidade social na prática científica e profissional. Fornece as orientações corretas e imparciais a respeito dos assuntos informados e qualificados buscando implantar esses padrões éticos para estudantes e profissionais de todos os níveis educacionais.



Revista Brasileira de Agricultura Irrigada - RBAI

ISSN: 1982-7679

E-mail: revista@inovagri.org.br